artigos publicados
home » artigos » Doenças Sexualmente Transmissíveis» Gonorréia
Voltar
Gonorréia

 

O Que é Gonorréia ?


É uma doença infecto-contagiosa que causa um corrimento (secreção) purulenta na uretra do homem e da mulher. Com freqüência causa uma coceira na uretra e uma ardência na hora de urinar. Nas mulheres estes sintomas são mais

brandos.

Ela é perigosa ?

Se não tratada ela pode gerar abortos espontâneos, parto prematuro, infertilidade, meningite, miocardite, gravidez ectópica (o feto fica fora do útero), entre outras.

Ela pode ser tratada ?

Existem antibióticos que conseguem acabar com a Neisseria gonorrhoeae, que é a bactéria causadora da Gonorréia. Basta procurar um posto de saúde e o médico os indicará.

Como ela é transmitida ?

Ela é transmitida pelo ato sexual sem prevenção. Apenas uma transa com o parceiro contaminado é suficiente para se contrair essa doença. É importante lembrar que algumas vezes a Gonorréia pode ser inicialmente assintomática e,
portanto, o fato da pessoa não apresentar sintoma nenhum não é garantia de que ela esteja livre da doença. Daí a enorme importância da prevenção.

Como prevenir ?

A única prevenção eficiente para essa doença é a prática do sexo seguro, ou seja, com o uso da camisinha. Ter uma vida sexual saudável também é importante. Fazer sexo indiscriminadamente com diversos parceiros aumenta consideravelmente a probabilidade de se contrair, não só gonorréia, más as diversas outras doenças que apresentamos nesse site.