artigos publicados
home » artigos » Manual para Gestantes» Como Preparar os Seios
Voltar
Como Preparar os Seios

 

COMO VOCÊ DEVE PREPARAR OS SEIOS PARA AMAMENTAR O BEBÊ

1) Olhe todos os dias as duas mamas, a região do bico e a sua volta;

2) Faça os exercícios que aprendeu com a equipe do pré-natal todos os dias, até o final da gravidez;

3) Para o 5º mês de gravidez, aperte em baixo da aréola para sair um pouco da secreção que você estará produzindo neste período. Deixe secar esse líquido em volta da aréola e bico, pois assim a pele da região fica mais forte para amamentar, evitando rachaduras.

4) Lave as mamas apenas com água, evitando sabonetes. Não use cremes óleos, pastas, etc.;

5) Friccione (esfregue) um tecido felpudo e macio (toalha de banho) nos bicos das mamas, deixando-os expostos ao ar durante alguns minutos para deixar a pele mais resistente.

6) Faça uma “janelinha” no centro do sutiã (altura do bico) para deixá-los em contato com a roupa, pois este “roçar” constante deixa a pele mais forte e resistente.

7) Se puder, tome sol diariamente, nas mamas descobertas, por períodos curtos, de no máximo 30 minutos entre 8 e 10 horas da manhã ou após as 16 horas. Assim a pele da mama ficará mais forte e saudável. Se você seguir corretamente estas instruções, a sua mama não rachará, nem formará feridas.

Exercícios para preparar as mamas para amamentar

1) Pegue o bico do peito entre os dedos polegar e indicador e puxe-o até sentir ligeiro desconforto. Lembre-se que os exercícios nunca devem ser dolorosos.

2) Chicoteie, com as pontas dos dedos os bicos das mamas, de cima para baixo, para endurecê-los.

3) Nas últimas semanas de gravidez, tire um pouco da secreção que está produzindo nas mamas, para facilitar as primeiras mamadas.

4) Seis semanas antes do parto faça exercício 2 vezes ao dia: coloque as mãos abertas (dedo indicador para baixo e dedo polegar para cima) ao redor da mama. Depois escorregue os dedos em direção à aréola (parte escura da mama) e

bico, procurando juntá-los.

5) Coloque os dedos polegar e indicador próximo ao bico da mama e afaste-o em direção contrária.

6) Faça movimentos rotativos (de girar) no bico, usando os dedos polegar e indicador.

7) A sucção do bico da mama pelo marido mão prejudica, só pode ajudar. Continue estes exercícios também nas primeiras semanas após o nascimento.