artigos publicados
home » artigos » Sexualidade Feminina» Sexo durante a gravidez e na menstruação
Voltar
Sexo durante a gravidez e na menstruação

 

Atividade sexual durante a gravidez?

Esta é uma pergunta feita com frequência. Muitos tabus existem quanto às atividades sexuais, durante a gravidez. A vida sexual do casal, não deve ser anulada, durante o período de gravidez. Em sua maioria as mulheres, ficam mais sensíveis, e mais responsivas sexualmente, durante esta etapa.

O casal deve, a medida em que a gravidez evolui, e a "barriguinha" aumenta, procurar posições sexuais, mais adequadas, fugindo do convencional, pois é evidente, que a barriguinha atrapalha nas posições convencionais. Isto não ocorre com as posições laterais, que também são satisfatórias.

A atividade sexual, pode ir, até bem próxima ao parto, salvo com contra indicações, em casos especiais, feita pelo médico. Não existe, conforme muitos homens pensam, risco de se causar danos ao feto. O útero, protege bem a criança, e não existe risco de ela ser lesada por uma penetração. É importante que o casal continue com sua vida sexual ativa, pois isto impede, que eles se afastem física e afetivamente.

A gravidez deve ser sempre desenvolvida em um clima de harmonia e amor, pois assim, a criança nascerá de uma relação afetiva positiva, e isto só será saudável para seu desenvolvimento emocional.

Sexo e menstruação

Fatos e fantasias sobre a menstruação

A pergunta comum foi : Durante a menstruação pode-se ter atividade sexual ?
A resposta é "SIM ", pois o fluxo menstrual não impede ou diminui a sensibilidade dos parceiros sexuais. O sangue menstrual é limpo e puro, as noções de " sujo " são preconceituosas e alicerçadas no desconhecimento da sexualidade feminina. Grande parte das mulheres não sofre alterações na sensibilidade durante o período menstrual, podendo então desenvolver um ato sexual satisfatório. Algumas mulheres sentem-se constrangidas quanto a pratica sexual durante a menstruação por " informações errôneas " obtidas durante o aprendizado.

Aspectos, tais como: menstruação é suja, tem mau cheiro, é lesiva ao pênis, etc., não passam de fantasias sem fundamento. Grande parte dos homens não procuram atividades sexuais durante a menstruação da parceira por " impedimentos de fundo psicológico ". Sangue está para eles fortemente associado a ferimento, dor e desprazer, desencadeando assim fantasias inibitórias.

Outra pergunta comum : O sangue menstrual é nocivo ao pênis ?
A resposta é "Não ".

Esta dúvida foi criada pela desinformação e pelos temores masculino desencadeados nos conceitos de " coisa suja ". Na realidade o sangue menstrual nada tem de nocivo e, é absolutamente limpo e puro, portanto os contatos sexuais podem ser mantidos durante o período menstrual sem qualquer impedimento.

"Uma mentira !" A menstruação deixa a mulher suja , portanto após o fluxo menstrual ela deve fazer uma ducha interna. Esta colocação é incorreta, conforme citamos antes o fluxo menstrual é absolutamente limpo. A higiene íntima antes, durante e após a menstruação deve ser a mesma. Não é necessário qualquer processo de ducha, o banho convencional é o suficiente. Duchas em excesso são incorretas, pois diminuem a resistência e a proteção natural da vagina.

"Uma besteira !" Durante a menstruação a mulher limpa o corpo do sangue que não lhe serve. Esta colocação nada tem de real, pois o sangue perdido durante a menstruação é o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gravidez. Não engravidando este sangue é expelido naturalmente e não apresenta qualquer propriedade de purificação do sangue restante.

" Mais besteiras ! " Durante a menstruação a mulher deve evitar: lavar a cabeça, praticar a natação ou qualquer outro esporte.
Estas afirmações são absolutamente incorretas e falsas. Durante a menstruação a mulher pode e deve levar sua vida sem qualquer tipo de prevenção.
Lavar a cabeça durante a menstruação é tão arriscado como lavá-la em qualquer outro dia fora do período menstrual.
Durante e menstruação a mulher pode nadar, dançar ou praticar esporte sem qualquer risco. A menstruação não deixa a mulher frágil.

"Esta é triste !" Flores e plantas murcham se tocadas por uma mulher menstruada. Esta é uma besteira descabida e totalmente infundada. É tão absurda como a colocação de que, um bolo não cresce se feito por uma mulher menstruada.

É possível ocorrer uma gravidez com a prática sexual durante a menstruação ?
A possibilidade de ocorrer uma fecundação durante o fluxo menstrual é tão pequena, que grande parte dos autores, sobre sexualidade, afirmam ser nula a chance de se engravidar.

"Mais outra !" É real a afirmação de que as mulheres se tornam mais apetentes ou estimuladas ao ato sexual durante a menstruação ?
Não existe qualquer comprovação de que as mulheres se tornem mais excitadas durante a menstruação. Grande parte das mulheres colocam que sentem-se mais excitadas durante o período que antecede a menstruação e também durante o período imediatamente após o cessamento do fluxo menstrual.