fbpx

Dr. Carlos Gilberto Almodin

Especialista em Reprodução Humana

CRM 7499

Formação:

  • Formado em medicina em 1979
  • Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO
  • Título de Habilitação em Laparoscopia pela FEBRASGO
  • Título de Habilitação em Histeroscopia pela FEBRASGO
  • Mestre em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo
  • Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo
  • Diretor da Materbaby – Reprodução Humana e Genética

Sobre o Dr. Carlos Gilberto Almodin

O Dr. Carlos Gilberto Almodin é conhecido mundialmente pela sua larga experiência e dedicação na área da Reprodução Humana e Genética que já ajudou e continua ajudando milhares de casais terem a sonhada gravidez.

Fascinado com o nascimento do primeiro bebê de proveta no mundo em 1979, começou a trabalhar em 1982 já adquirindo tecnologia, lentamente, a princípio com animais.

Pesquisas Realizadas

Mas, foi em 1986 que obteve sua primeira gestação através de fertilização in-vitro. Essa por sua vez, foi a primeira gestação do Brasil feita por uma equipe totalmente composta por médicos brasileiros.

Depois, no ano de 1994, conseguiu a primeira gestação da mulher em menopausa da América Latina, que só foi possível graças ao uso de óvulos doados. Esse feito incrível levou ao reconhecimento da Materbaby no livro Guinness World Records.

Em meados de 1999, o Dr. Gilberto Almodin foi responsável por criar uma técnica, até então inédita no mundo, capaz de devolver fertilidade a mulheres jovens que ficaram estéreis após passarem por tratamento oncológico. A técnica denominada como transplante de ovários, lhe rendeu o prêmio de primeiro lugar em pesquisa científica no Congresso American Fertility Society, nos EUA. 

Outra inovação criada pelo Dr. Almodin foi a vitrificação de óvulos, resultado de 8 anos de pesquisa, com índice de recuperação de 96% e custos muito mais baixos do que as técnicas tradicionais de congelamento lento. A vitrificação revolucionou o congelamento de óvulos, embriões e tecido germinativo tanto feminino como masculino.

Além disso, o Dr. Carlos Gilberto Almodin, também se tornou pioneiro no Brasil em cirurgia fetal, tendo operado bebês, ainda dentro do útero, com diagnóstico de espinha bífida. E, mais importante, sua técnica foi difundida ajudando muitas crianças a nascerem mais saudáveis.

Por fim, a primeira gravidez de homem estéril também passou pelas mãos do Dr. Gilberto, da mesma forma o primeiro banco de sêmen humano criado no Brasil.

Novas Pesquisas da Materbaby

No entanto, com mais de 38 anos de atuação, o Dr. Gilberto Almodin continua desenvolvendo suas pesquisas e contribuindo para o avanço da ciência mundial com o apoio da equipe da Clínica MaterBaby formada pela Dra. Paula Almodin, sua filha, e pelo Dr. Moacir Rafael Radaelli.

A última novidade descoberta revoluciona a maneira de realizar o exame genético do embrião. Atualmente, a técnica utilizada necessita de uma biopsia tirando um pedaço do embrião. Porém, as pesquisas feitas pela Materbaby conseguiram encontrar uma técnica onde se recupera o DNA do embrião no meio de cultivo em que ele se encontrava cultivado, tornando a biopsia de embrião uma técnica do passado.

As perspectivas para um futuro próximo são de desenvolver novas pesquisas que poderão ajudar muita gente, como, por exemplo, as voltadas para a detecção da janela de implantação no endométrio, análise genética dos embriões e utilização de células tronco.

O Dr. Carlos Gilberto Almodin é conhecido mundialmente pela sua larga experiência e dedicação na área da Reprodução Humana e Genética que possibilita milhares de casais terem a sonhada gravidez.

Fascinado com o nascimento do primeiro bebê de proveta no mundo em 1979, começou a trabalhar adquirindo tecnologia já em 1982, lentamente, a princípio com animais, até que em 1986 obteve sua primeira gestação através de fertilização in-vitro, sendo a primeira gestação do Brasil feita por médicos brasileiros.

Já em 1994, conseguiu a primeira gestação da mulher em menopausa da América Latina, fato este reportado no livro Guinness World Records. A gestação foi possível graças a utilização de doação de óvulos.

Dr. Almodin, em 1999, também foi responsável por criar uma técnica até então inédita no mundo capaz de devolver fertilidade a mulheres jovens que ficaram estéreis após passarem por tratamento oncológico, técnica que lhe rendeu o prêmio de primeiro lugar em pesquisa científica no Congresso American Fertility Society, nos EUA. Técnica denominada como transplante de ovários.

Outra técnica inovadora criada por Dr. Almodin foi a vitrificação de óvulos, resultado de 8 anos de pesquisa, com índice de recuperação de 96% e custos muito mais baixos do que as técnicas tradicionais de congelamento lento. A vitrificação revolucionou o congelamento de óvulos, embriões e tecido germinativo tanto feminino como masculino.

Dr. Almodin também é pioneiro no Brasil em cirurgia fetal, tendo operado dentro do útero bebês com diagnóstico de espinha bífida e difundiu a técnica que é atualmente utilizada ajudando muitas crianças a nascerem mais saudáveis.

A primeira gravidez de homem estéril também passou pelas mãos do Dr. Gilberto, bem como o primeiro banco de sêmen humano criado no Brasil.

Com mais de 38 anos de atuação, Dr. Almodin comanda a MaterBaby, com sua equipe formada pela Dra. Paula Almodin, sua filha, e pelo Dr. Moacir Rafael Radaelli, onde continua desenvolvendo suas pesquisas e contribuindo para o avanço da ciência mundial.

Novas Pesquisas da Materbaby

Novamente revolucionando, a Materbaby, sai na frente no exame genético do embrião, atualmente, a técnica utilizada necessita de uma biopsia tirando um pedaço do embrião. Nossas pesquisas conseguiram encontrar uma técnica onde se recupera o DNA do embrião no meio de cultivo onde o embrião foi cultivado, tornando a biopsia de embrião uma técnica do passado.

No momento o grupo vem desenvolvendo outras pesquisas que poderão ajudar muita gente. Pesquisas voltadas a detecção da janela de implantação no endométrio, análise genética dos embriões e utilização de células tronco.

Enviar
1
Precisando de ajuda?
Olá,
Em que posso ajudar?