infertilidade
home » infertilidade » editorial
Por Dr. Carlos Gilberto Almodin

Como médico e pesquisador já tive muitas emoções, principalmente com o sucesso de várias pesquisas que possibilitaram a solução de problemas até então insolúveis. Porém, a maior dentre todas foi quando consegui trazer para o Brasil a cirurgia fetal a céu aberto.




Como professor orientador da Universidade Federal de São Paulo, fui encarregado pelo departamento de pós-graduação de obstetrícia de conseguir a transferência de tecnologia com o prof. Joseph Brunner na Universidade de Vanderbilt, nos EUA, criador do modelo cirúrgico. A cirurgia era direcionada a resolver o problema de crianças que estavam sendo geradas com meningomielocele, ou seja, um defeito de fechamento da porção inferior da coluna. Tal defeito expõe a inervação da coluna ao líquido amniótico e este causa lesão à inervação. Grande número de crianças com este defeito após o nascimento apresenta paralisia parcial ou total de membros inferiores com comprometimento na retenção de urina e/ou fezes.

Após várias visitas a Vanderbit e graças a grande receptividade do Dr Brunner, consegui montar todo protocolo da cirurgia que envolve detalhes peculiares em anestesia, obstetrícia, neurocirurgia e neonatologia. Quando estava realizando a primeira cirurgia, após abrir o
útero e expor um feto de 23 semanas
, precisei realizar uma manobra para virar o feto e expor as costas ao campo cirúrgico para que pudéssemos consertar a falha. Uma imensa felicidade me invadiu quando subitamente a minúscula mão do feto pegou no meu dedo e foi incrível quando senti que ele apertava como se estivesse agradecendo.

Este momento por felicidade foi documentado. Veja a foto e o filme da cirurgia. Até o momento realizamos seis cirurgias, todas com sucesso, e estas crianças estão sendo acompanhadas.Infelizmente, o CRM de São Paulo considerou a modelo experimental e proibiu a realização de mais cirurgias.

Este momento por felicidade foi documentado. Veja a foto e o filme da cirurgia. Até o momento realizamos seis cirurgias, todas com sucesso, e estas crianças estão sendo acompanhadas. Infelizmente, o CRM de São Paulo considerou a modelo experimental e proibiu a realização de mais cirurgias.
Veja o filme da cirurgia
Saiba mais sobre essa cirugia inédita no Brasil
A técnica utilizada no procedimento, chamada de cirurgia fetal "a céu aberto", é a única capaz de corrigir a meningomielocele (defeito no fechamento da coluna vertebral).
Saiba Mais»