infertilidade
home » infertilidade » o que é?
Normalmente, 85% dos casais alcançam uma gravidez após um ano e meio de tentativa...

A infertilidade é usualmente definida pelos médicos como a incapacidade de conceber após pelo menos um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos e de atividade sexual regular (pelo menos duas relações sexuais por semana com intervalo de 2-3 dias). Ou então, de levar uma gestação ao termo, ou seja, alguns casais não têm dificuldades em engravidar, mas apresentam perdas recorrentes, o que é também um tipo de infertilidade.

Normalmente, 85% dos casais alcançam uma gravidez após um ano e meio de tentativa (12 a 18 meses), sem utilização de métodos contraceptivos. Consequentemente, 15% dos casais após esse período vão necessitar de uma assistência médica especializada. Genericamente, a mulher contribui com 40% das causas de infertilidade do casal e o homem é o responsável pelos outros 40%. Os 20% restantes são causas mistas.

É importante saber que a fertilidade humana não alcança 100% ao mês.Muito pelo contrário, somos umas das espécies mais inférteis da natureza. Cada casal, em média, tem 20% de chance de alcançar uma gravidez em cada mês (por ciclo fértil), alcançando 80-85% em um ano.

Nos casos mais graves, recentes desenvolvimentos em medicamentos, microcirurgia e técnicas de concepção assistida (FIV), tornam a gravidez possível para um grande número dos casais em busca de tratamentos.

A escolha de um determinado tratamento dependerá do tipo (ou causa) da infertilidade revelado após a realização de uma série de exames e também da idade da mulher. Sabe-se que o fator prognóstico mais importante no sucesso de qualquer tratamento de infertilidade é a idade da mulher. Quanto maior for a idade da mulher, mais complexo será o tratamento a ser realizado. Infelizmente a idade cobra um preço caro da fertilidade feminina.