fbpx

Oncopreservação da Fertilidade

Para Pacientes

1 – PORQUE DEVO PRESERVAR A FERTILIDADE?
Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia voltados a pacientes com diagnóstico de câncer tem o objetivo de alterar as funções das células doentes. Porem também são tóxicos para os ovários, e podem, desta maneira, causar infertilidade futura.

2 – COMO POSSO PRESERVAR A MINHA FERTILIDADE?
Atualmente, os métodos mais utilizados para preservar a fertilidade são o congelamento de óvulos, embriões e tecido ovariano.

3 – COMO FUNCIONA O PROCEDIMENTO?
Utilizamos hormônios semelhantes aos produzidos pela própria paciente, porem em uma maior concentração por um curto período de tempo. O objetivo destes medicamentos é estimular os ovários a produzirem uma maior quantidade de óvulos. Após isso, realizamos a aspiração destes folículos com uma agulha fina guiada pelo ultrassom.

4 – QUANDO TEMPO DURA O PROCESSO?
O procedimento pode ser iniciado em qualquer momento do ciclo menstrual. Como o tempo é importante nestes casos, as estimulações costumam durar entre 8 – 12 dias.

5 – QUAIS OS RISCOS DO TRATAMENTO?
Os riscos são baixos. Mesmo em tumores que respondem a hormônios o tratamento pode ser realizado, pois, utilizamos durante a estimulação medicamentos que reduzem os níveis estradiol para abaixo do fisiológico.
Os ovários regridem ao tamanho normal rapidamente, devido ao bloqueio dos hormônios realizado pela medicação que amadurecem estes óvulos.

6 – COMO ENGRAVIDAREI APÓS O TÉRMINO DO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER?
Após o término do tratamento oncológico e a liberação para gestação do médico oncologista, descongelamos estes óvulos, fecundamos com o espermatozoide do parceiro ou do banco de sêmen, geramos um embrião em laboratório, o cultivamos em incubador, e o transferimos para dentro do útero. Durante este período realizamos o preparo do útero com medicações via oral para receber este embrião.

7 – QUAIS OS PASSOS PARA SABER SE POSSO REALIZAR O PROCEDIMENTO E COMEÇAR?
Para se submeter a este procedimento, as pacientes que irão iniciar um tratamento oncológico devem consultar com um médico especialista em reprodução humana, onde sua reserva ovariana, os tempos necessários para realização do procedimento e o prognóstico serão avaliados de maneira individualizada.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

Enviar
1
Precisando de ajuda?
Olá,
Em que posso ajudar?